Dificuldade de aprendizado no período escolar não é característica de apenas alguns. Todos nós já tivemos alguma dificuldade para aprender aquele tópico da matéria, isso quando não é a disciplina em si que nos assusta.

A escola com todos os cuidados na hora de ensinar, nem sempre é suficiente no auxílio individual dos alunos. Para isso, existem os chamados “acompanhamentos escolares” que são, geralmente, empresas privadas que proporcionam aulas complementares e auxiliam alunos, da faixa dos 06 aos 18 anos, com as mais diversas dificuldades a desenvolverem-se mais na escola.

Os serviços dos acompanhamentos escolares são cada vez mais procurados por famílias de todas as classes sociais e para entender um pouco sobre os motivos que levam à esta procura, conversamos com algumas profissionais do ramo e fixamos algumas perguntas.

01 – Em quais disciplinas os alunos têm mais dificuldades?

Segundo a psicóloga, especialista em Neurociências, Fernanda Maia, até o ensino fundamental, os alunos apresentam dificuldades em matemática e Português. A partir do ensino médio, Matemática, Física e Química são as grandes vilãs. Os alunos possuem dificuldade principalmente na interpretação de textos e enunciados, concorda Cristiane Pereira, Bióloga que atua em acompanhamentos escolares a mais de 05 anos.

02 – Além da interpretação de textos, quais outras dificuldade os alunos apresentam?

Os alunos possuem dificuldade em aplicar em questões práticas os conhecimentos adquiridos na escola, diz Sara Guedes, Psicopedagoga. Além disso, há dificuldades em cumprir uma rotina de estudos, principalmente em casa. Fernanda, ainda afirma que muitas crianças e adolescentes apresentam transtornos de aprendizagem e /ou transtornos que podem refletir na aprendizagem. Nesses casos, é essencial que não só os professores particulares atuem, mas também profissionais como psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos.

03 – Quais motivos levam pais e aluno a optarem pelo acompanhamento escolar?

Para Renata Lott, Psicóloga e proprietária de um acompanhamento escolar, os pais procuram o acompanhamento devido a alta carga horária de trabalho que os impede de acompanhar mais de perto o desenvolvimento escolar de seus filhos. Outro motivo, é o diagnóstico de algum transtorno de aprendizagem, que exige o acompanhamento dos profissionais.

Para Cristiane, tanto os alunos quantos os pais são impulsionados a buscar os serviços do acompanhamento escolar após surgirem as notas ruins. Os alunos estão interessados em melhorar o rendimento e melhorar o relacionamento com os pais e a escola, atendendo às cobranças de desempenho, concorda Renata.

04 – Como o professor particular e o acompanhamento escolar podem ajudar os alunos a superarem as dificuldades de aprendizado?

Além de reforçar o conteúdo e enfatizar com mais exercícios, o professor particular utiliza métodos de ensino quase de específicos para cada aluno, incentivando sempre o desenvolvimento das atividades de forma autônoma, afim de que o aluno consiga manter um ritmo de estudos organizado e produtivo, concordam as profissionais. O ambiente do acompanhamento escolar estimula ainda o desejo de aprender a força de vontade para resolver problemas e reforça o vínculo entre alunos, pais e a escola.

Fonte: blog.kuadro.com.br